quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TCI - TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

A sigla TCI significa "Transcomunicação Instrumental". O termo "Transcomunicação" foi criado na década de 1980 pelo Prof. Ernest Senkowski, buscando a junção de dois vocábulos: "Comunicação" e "Transcendente", ou seja, uma comunicação que transcenda o mundo em que vivemos, físico. No entendimento espiritualista, uma comunicação com o mundo dos Espíritos.O termo "Instrumental" mostra o meio por que essa Transcomunicação é conseguida: aparelhos, instrumentos. De uma forma geral podemos dizer que TCI responde pela "comunicação com o mundo espiritual utilizando-se como meios aparelhos (normalmente eletro-eletrônicos)".
Os grupos que têm se dedicado ao estudo da TCI normalmente são espiritualistas em geral. Alguns grupos espíritas também têm se dedicado a isso, porém muitas vezes carecendo de posicionamentos técnicos que o possam guiar. No início de 2002 no Centro Espírita Cristófilos, formou-se um grupo hoje com 5 engenheiros eletrônicos (mestrandos e doutorandos), 2 técnicos de eletrônica, 1 estudante de física, 1 engenheiro civil e 3 pessoas na equipe de apoio: Grupo Espírita de Pesquisas Eletrônicas Cristófilos (GEPEC). Trata-se de um grupo espírita que reúne pesquisadores seríssimos da área da eletrônica, que realizaram seminários de estudo dos fenômenos perispirituais para então, no início desse ano, montando laboratório próprio, se dedicarem à prática científica da TCI. Nosso objetivo é que esse tipo de iniciativa possa se multiplicar pelas casas espíritas de todo o Brasil e do mundo. A história da TCI, entretanto, possui referências a diversos grupos seríssimos, não espíritas, que contribuíram sobremaneira para a pesquisa do fenômeno. A respeito desse assunto, recomendamos fortemente a consulta ao livro do Sr. Hernani Guimarães Andrade intitulado: "A Transcomunicação através dos tempos", da FE Editora.
...
13.Nestes fenômenos da TCI, ocorreram alguns casos em que houve um diálogo entre encarnado e desencarnado? (índice)

Resposta: Sim. Comunicações bidirecionais. Perfeitamente. Algumas gravações se dão em tempo real, onde é possível dialogar com os Espíritos, dando mais uma evidência de que eles nos escutam e é conosco que falam. São, portanto, inteligências e não "vozes perdidas no éter".

RETIRADO DO SITE: http://www.casadeemmanuel.org.br/entrevista_pedro_vieira.html

3 comentários:

  1. Olá Ana Lucia.
    Ficamos felizes com a indicação so site como referência.
    Casa de Emmanuel. Temos tambem uma radio espirita online.
    www.radiocecem.com.br
    Um grande abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Rodrigo,torne-se um seguidor meu...vamos trocar experiencias e divulgar nossa tão abençoada doutrina?Um abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir