Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se da acusação, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas e executadas. Foram presas cer-ca de cento e cinquenta pessoas.
O pai dos Eddy foi o primeiro fanático perseguidor dos próprios filhos. Olcott declarou que os meninos foram marcados para toda a vida pelos golpes que o pai lhes havia dado, visando desencorajar aquilo, que chamava de poderes diabólicos. A mãe, que era possuido-ra de grande força psíquica, ficou sabendo como esse bruto “religioso” agia injustamente: seu lar tornou-se um inferno na terra. Não havia refúgio para as crianças em parte alguma, pois os fenômenos psíquicos os acompanhavam até mesmo à escola e excitava o tumulto dos jovens em seu redor.
Em casa, quando os jovens Eddy caía em transe, o pai e um vizinho despejavam água fervente sobre eles e punham brasas vermelhas sobre a cabeça, deixando-lhe marcas indeléveis. Felizmente, narra Conan Doyle, os rapazes estavam em transe, estavam adormecidos. Depois que cresceram o pai tentou fazer dinheiro por meio dos pobres que tão brutalmente havia desencorajado e alugava os rapazes como médiuns.
O coronel Olcott testemunhou os sofrimentos a que foram submetidos os Irmãos Eddy nas mãos de investigadores idiotas e cépticos cruéis: as mãos e os braços das irmãs, bem como, e, principalmente dos irmãos, estavam cheios de marcas das ligaduras e de escaras produzidas por lacre quente para selar os nós, enquanto que duas das meninas tinham pedaços de pele e carne esgarçadas pelas algemas.
Eles foram enjaulados, batidas, queimadas, apedreja-dos, enquanto as cabines eram destroçadas. O sangue escorria dos cantos das unhas, devido á compressão das artérias.
1.- A MEDIUNIDADE DOS IRMÃOS.
O coronel Olcott fez uma lista dos fenômenos mediúnicos produzidos pelos Irmãos Eddy:
◘ Batidas,
◘ Movimento de objetos,
◘ Pintura a óleo e aquarela sob influência de Espíritos,
◘ Profecia,
◘ Fala de línguas estranhas,
◘ Poder de cura,
◘ Levitação,
◘ Escrita direta e mecânica,
◘ Psicometria,
◘ Clarividência, e, finalmente, a produção de
◘ Formas materializadas.
No entanto, a mediunidade dos Irmãos Eddy não foram idênticas:
◘ William Eddy. Nos fenômenos produzidos de materialização, a principal figura espiritual era o Espírito Santum, que fora um chefe índio; o Espírito Honto, que fora uma índia. Es-ses dois Espíritos se materializavam tão completamente e tantas vezes, que a assistência, às vezes, se esquecia que estavam tratando com Espíritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário